Ufersa, por meio do Instituto Sabiá, firma parceria para a criação do Serviço de Inspeção Municipal em Pendências (RN)
A iniciativa busca garantir a segurança sanitária dos produtos de origem animal comercializados localmente, prevenindo riscos à saúde pública e promovendo a formalização das agroindústrias
Publicado em: 01 de jul. de 2025
A Ufersa, por meio de articulações do Instituto Sabiá, firmou com a prefeitura de Pendências (RN) o projeto "SIM Legal", que vai apoiar o município na criação e implementação de seu Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A iniciativa busca garantir a segurança sanitária dos produtos de origem animal comercializados localmente, prevenindo riscos à saúde pública e promovendo a formalização das agroindústrias.
A parceria foi firmada no último dia 1º de julho na reitoria da Ufersa com a presença do reitor em exercício, o professor Nildo Dias; o coordenador geral do Instituto Sabiá, o professor Jean Berg Alves; e a prefeita de Pendências, Lays Helena Cabral de Queiroz.
O projeto "SIM Legal" vai promover um diagnóstico da produção local com base na legislação, capacitar gestores, técnicos e produtores, e promover uma campanha de conscientização na população local. A ideia é fortalecer a economia local, incentivar a produção sustentável e assegurar alimentos mais seguros para os consumidores.
“A participação da Ufersa e do Instituto Sabiá nesse processo só reforça o papel da extensão e da pesquisa aplicada, promovendo a interação com a comunidade e o desenvolvimento regional”, comentou o professor Jean Berg.
Para a Ufersa, este projeto representa uma grande oportunidade, contribuindo para a formação de estudantes e pesquisadores, possibilitando a aplicação da prática do conhecimento acadêmico em benefício da sociedade. Além disso, reforça a interação entre a universidade, os produtores locais e o poder público.
Entre os resultados esperados pelo projeto estão o mapeamento dos estabelecimentos, a criação da legislação do SIM, a capacitação dos profissionais envolvidos e a conscientização da população, contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos, o fortalecimento da economia e o avanço da segurança alimentar no município.
Importância do SIM
A criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Pendências é fundamental para garantir a segurança sanitária dos produtos de origem animal comercializados no município, prevenindo riscos à saúde pública e promovendo a formalização das agroindústrias locais.
A ausência de inspeção sanitária adequada compromete a qualidade dos alimentos e limita a comercialização dos produtos, dificultando o crescimento econômico dos pequenos produtores. Além disso, o SIM permitirá que os estabelecimentos regularizados ampliem sua participação em mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Com a capacitação da equipe técnica e dos produtores, aliada a um trabalho de conscientização da população, a expectativa é fortalecer a economia local, incentivar o desenvolvimento sustentável e garantir alimentos mais seguros para os consumidores.