Tanque de pedra ou caldeirão: tecnologia social de convivência com o semiárido

Tecnologia de uso comunitário com o objetivo de armazenar água de chuva para o consumo dos animais, plantações e atividades domésticas

Publicado em: 14 de out. de 2021

Foto: ASA

 

Os tanques de pedra ou caldeirão são fendas largas, barrocas ou buracos naturais, normalmente de granito, comum em áreas de serra ou onde existem lajedos, que funcionam como área de captação da água de chuva. O volume de água armazenado vai depender do tamanho e da profundidade do tanque. Para aumentar a capacidade, são erguidas paredes na parte mais baixa ou ao redor do caldeirão natural, que servem como barreira para acumular mais água.

 

É uma tecnologia de uso comunitário com o objetivo de armazenar água de chuva para o consumo dos animais, plantações e para as atividades domésticas. Lavar a roupa é uma das práticas mais comuns. As lavadeiras estendem os panos nas pedras e vegetação próxima para secarem ao sol. A tecnologia proporciona segurança hídrica, alimentar e nutricional para a população, porque a água da chuva armazenada serve igualmente para produzir alimentos e sementes. Além disso, ainda pode servir para aumentar a renda da família com a venda de produtos desenvolvidos em hortas familiares. Outra aplicação é para a criação de peixes, que podem ser consumidos pela comunidade e gerarem renda através da comercialização do excedente.

 

O volume de água armazenado vai depender do tamanho e da profundidade do tanque. Para aumentar a capacidade, são erguidas paredes na parte mais baixa ou ao redor do caldeirão natural, que servem como barreira para acumular mais água. Para construir as paredes, utilizam-se as pedras de outra área do próprio lajedo, mas é necessário avaliar se elas não comprometem sua estrutura. Caso não seja possível, pode-se usar pedra de muro de arrimo ou outra encontrada na região e que seja de baixo custo.

 

Para mais detalhes sobre a Tanque de pedra ou caldeirão e para conhecer outras tecnologias para o semiárido acesse: https://plataformasabia.com/

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.