Startups da UFERSA Angicos se destacam no Conexão ODS 2025
Dentro da programação do evento, o Desafio Inovação com Impacto - um Hackathon social - reuniu 28 jovens de 18 a 29 anos, de 22 municípios potiguares
Publicado em: 13 de ago. de 2025
Duas equipes formadas por alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Angicos se destacaram no Hackathon Social (Desafio Inovação com Impacto) realizado dentro da programação do Conexão ODS, realizado em Natal, de 07 a 09 de agosto de 2025. As startups SerTão Devs e Potiguar Dev, apresentaram soluções promissoras, depois de 22 horas de imersão no Hotel Senac Barreira Roxa.
A SerTão Devs desenvolveu o GerminaLab , um laboratório portátil e de baixo custo. A solução utiliza sensores de solo que enviam dados para uma inteligência artificial, integrada ao WhatsApp, para analisar o potencial germinativo de sementes e outras variáveis de plantio. O objetivo é beneficiar diretamente os produtores rurais da região. A equipe foi premiada com R$ 10 mil e recebeu o troféu de "Ideia Destaque", concedido a apenas três das ideias concorrentes.
Já a equipe Potiguar Dev criou a CIB - Composteira Inteligente de Baixo Custo, uma solução que usa sensores de pH e umidade para monitorar o processo de compostagem controlado pelo celular. Intuitivo e de fácil uso, o dispositivo visa possibilitar a fertilização e a regeneração do solo do bioma Caatinga. Além do prêmio de R$ 10 mil, a equipe foi convidada pela The Planet/ESG para integrar o projeto "Casa Taquara: Arquitetura Indígena Pataxó Projetada para Salvar Vidas e Adaptada às Mudanças Climáticas".
Incubadas pela INEAGRO Cabugi, uma incubadora multissetorial e tecnológica do Sertão do Cabugi, as equipes defenderam suas ideias para uma banca de especialistas, garantindo o reconhecimento e o apoio financeiro para a implementação de seus negócios.
Para o professor João Paulo Damásio, de Administração e Empreendedorismo da UFERSA e gerente executivo da incubadora INEAGRO Cabugi, a participação dos estudantes é um reflexo do compromisso da universidade com a inovação regional. "A participação no evento permitiu que nossos estudantes olhassem para sua própria realidade e encontrassem soluções inteligentes e inovadoras, utilizando-se da tecnologia e ciência que tiveram acesso na universidade de sua região", destacou Damásio.
SOBRE O CONEXÃO ODS
Considerado o maior evento de Inovação Social do Brasil, o Conexão ODS teve como objetivo principal engajar o setor empresarial na implementação da Agenda 2030, em busca de um futuro mais justo e sustentável para a região.
Dentro da programação do evento, o Desafio Inovação com Impacto - um Hackathon social - reuniu 28 jovens de 18 a 29 anos, de 22 municípios potiguares, para desenvolver soluções inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A competição, que durou 22 horas de imersão, teve como foco dois eixos principais: economia circular e resíduos têxteis, e agricultura regenerativa da Caatinga.