Qualidade da água de barragens subterrâneas do semiárido potiguar é boa para fins de irrigação

A presença de aglomerados rurais sem esgotamento sanitário, a utilização de dejetos de animais como fertilizantes e a decomposição de matéria orgânica, podem elevar os teores de salinidade das águas aluviais

Publicado em: 15 de fev. de 2022

Uma barragem subterrânea é um reservatório que armazena água das enxurradas e de pequenos riachos intermitentes. Em pouco tempo é acumular uma grande quantidade de água na época de chuva. Elas vem sendo largamente implantadas no semiárido brasileiro, com o objetivo de atenuar os efeitos provocados pela escassez hídrica. 

Preocupados com a qualidade da água deste reservatórios a pesquisadora Cibele Chianca, orientada pelo professor Rafael Batista, do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água da Ufersa, realizou sua pesquisa de doutorado com o objetivo de avaliar a qualidade da água dessas provenientes barragens, para fins de irrigação, bem como analisar a variabilidade espacial e temporal da condutividade elétrica desse recurso hídrico,  através do interpolador de ponderação do inverso da distância. 

Foram coletadas amostras de água em 45 barragens implantadas e finalizadas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, no final do período do seco do ano de 2018 e comparações com as amostras obtidas no final do período, no ano de 2019. 

Determinou-se a qualidade da água através da classificação do risco de salinização e sodificação do solo definido pelo Laboratório de Salinidade dos Estados Unidos e dos padrões de toxicidade de íons específicos e risco de obstrução de sistemas de irrigação localizada definidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Para isso, foram analisadas como variáveis: condutividade elétrica, potencial hidrogeniônica, sólidos em suspensão totais, sólidos dissolvidos totais, sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloreto, carbonato, bicarbonato, boro, cobre, enxofre, ferro, manganês, zinco, cromo, níquel, cadmio e chumbo. 

Foi possível identificar como variáveis que exercem maior influência na variação hidroquímica da água dessas barragens. Como asvariáveis relacionadas a salinidade e a toxicidade de íons reduziu sua concentração após o período chuvoso, enquanto as variáveis relacionadas aos problemas de obstrução dos sistemas de irrigação localizada aumentavam. 

Com relação ao risco de salinidade e sodicidade do solo, a maioria das barragens foram classificadas como C2-S1. A presença de aglomerados rurais sem esgotamento sanitário, a utilização de dejetos de animais com fertilizantes e a decomposição de matéria orgânica, devido ao cultivo de capim na área da barragem, pode elevar os teores de salinidade das águas aluviais. A alcalinidade, a presença de algas e a concentração de íons ferro são as variáveis responsáveis por problemas de obstrução dos sistemas de irrigação localizada. 

Como variáveis relacionadas a salinidade apresentam maior influência na variação hidroquímica da água das barragens, nos dois períodos estudados. A condutividade elétrica e os íons de cloreto apresentam a maior carga fatorial dessa salinidade. Como áreas que apresentavam maior condutividade elétrica na final do período seco, são semelhantes às áreas de maior condutividade elétrica obtidas no final do período chuvoso. Apesar da qualidade adequada para a irrigação a manutenção da área circunvizinha as barragens subterrâneas mostrou-se fundamental para garantir a qualidade da água.

 

Veja o trabalho completo 

CHIANCA, Cibele Gouveia Costa. Qualidade da água de barragens subterrâneas do semiárido potiguar para aletas de irrigação. 2021. 89 f. Tese (Doutorado em Manejo de Solo e Água), Universidade Federal Rural do Semiáridorido, Mossoró, 2021. Disponível em http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6735 Acessado em 14 de fevereiro de 2022.

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.