Purificador de água portátil: tecnologia desenvolvida por startup transforma água contaminada em água potável

Equipamento pode ser utilizado para purificar água em localidades remotas e de difícil acesso com uso de energias renováveis

Publicado em: 30 de dez. de 2021

A falta de acesso a água potável em localidades isoladas e a falta de garantia de água de qualidade continuamente 365 dias no ano são problemas que ainda atingem grande número de pessoas em todo o mundo. No semiárido brasileiro, esta é uma realidade ainda muito comum. Água contaminada pode acarretar sérios problemas de saúde, causando danos a população e ao sistema de saúde.

 

A busca por alternativas que amenizem este problema é uma luta constante de empresas, governos e pesquisadores. Com foco em promover uso consciente e sustentável de recursos hídricos, a PWTECH uma startup idealizada em 2018 pelos engenheiros Fernando Silva e Maria Helena Cursino, desenvolveu com apoio técnico da UFSCAR/SP e Poli-USP/SP o equipamento PW5660 - um purificador que torna a água poluída em água potável.

 

O purificador de água PW5660 é um equipamento leve e portátil capaz de transformar água contaminada em água potável. Com capacidade de purificar aproximadamente 5 mil litros de água por dia, o purificador é de simples instalação, manutenção e funciona com energia convencional (bi-volt) ou alternativa (solar, eólica, geradores, etc). Com um custo aproximado de R$ 9,7 mil, o equipamento tem como principais características: Mobilidade - Fácil de transportar, sendo leve e portátil (aproximadamente 10kg; dimensões aproximadas 40cm x 80cm x 45cm); fácil operação e manutenção; Tratamento de água de baixo custo (R$ 6/m3); adaptável a diferentes fontes de energia; Robustez e versatilidade para adaptação em diferentes aplicações e Consumo baixo de energia (0,14 kWh / m3).

 

Visite nosso site plataformasabia.com ou baixe nosso aplicativo e conheça mais sobre o PW5660 e outras tecnologias para o semiárido.

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.