Plataforma Sabiá: um ambiente digital interativo voltado a difundir tecnologias para o desenvolvimento do semiárido brasileiro

Chegou a hora de mostrar resultados e traçar novos planos para 2022, confira o balanço das ações da Sabiá no seu primeiro ano de voo

Publicado em: 30 de dez. de 2021

Lançada no dia 23 de março de 2021, a Plataforma Sabiá é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional executada pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. A Sabiá foi criada com o objetivo inicial de ser a vitrine tecnológica mais completa do semiárido e transformou-se em um ambiente digital interativo voltado a difundir as tecnologias demandadas e ofertadas na resolução de problemas do semiárido brasileiro.

 

Com apenas nove meses online, a Plataforma Sabiá já apresenta números expressivos, com vários produtos entregues a população do semiárido, indo além da ideia inicial de ser uma vitrine tecnológica e tornando-se um portal de soluções e difusão de tecnologia para a região. Seguem alguns números alcançados nesse início de trajetória:

 

Vitrine Tecnológica

Com 30 soluções cadastradas, a Plataforma Sabiá tem o objetivo de ser um portal de difusão de conhecimento para a melhoria da vida das pessoas que moram no semiárido. Mais de 4 mil usuários acessam o portal da Sabiá, totalizando mais de 12 mil acessos, com 16 vitrines tecnológicas de organizações, ICTs e empresas que produzem soluções inovadoras para o semiárido.

 

Redes Sociais 

O primeiro canto da Sabiá foi no Instagram @plataformasabiá. Lançado em julho de 2020, o perfil tem hoje 990 seguidores e 354 publicações diversas com curiosidades, tecnologias, cultura nordestina e muito conteúdo pensado para atender um público jovem que busca informação de qualidade sobre os avanços tecnológicos, o empreendedorismo e a ciência desenvolvida no semiárido para o semiárido.

 

No Youtube, o primeiro vídeo foi ao ar ainda em 2020. Hoje o canal tem aproximadamente 300 seguidores e conta com 22 vídeos e mais de 2.700 visualizações, com uma produção de quase 20 horas de conteúdo, também bastante diversificado, com temas que vão dos tutoriais para acessar a plataforma a conteúdos técnicos voltados para as cadeias produtivas do semiárido.

 

Sabiá Cursos

Outra forma de ampliar a difusão de conhecimentos no semiárido é o ambiente virtual de aprendizagem da Plataforma Sabiá que já ofertou cinco cursos, com 170 vídeo aulas, mais de 240 horas de conteúdo e 122 alunos matriculados. Este canal é um dos que devem ampliar sua atuação nos próximos anos levando mais conhecimento e proporcionando um desenvolvimento sustentável para o semiárido brasileiro e outras regiões do país. 

 

Blog da Sabiá

Um dos maiores atrativos da Sabiá é o seu portal de artigos: o Blog da Plataforma Sabiá. Este é o material de número 150 postado no blog, totalizando mais de 10 mil leituras. Os temas tratados são bastante variados indo desde oportunidades com editais publicados pelas agências de fomento até divulgação de pesquisas e tecnologias desenvolvidas nas ICTs do semiárido. 

 

Podcast Papo de Sabiá

Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente, o Podcast traz conteúdo em áudio que pode ser ouvido em qualquer momento através de plataformas específicas. O Podcast “Papo de Sabiá” chegou à marca de 61 episódios publicados, totalizando mais 35 horas de áudio, que alcançou cerca de 1800 audições, estando presente nas principais plataformas do segmento. Já teve convidados de sete estados do Nordeste e das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Todos especialistas falando sobre temas de interesse para o semiárido.

 

Edital de Apoio a difusão tecnológica

Outro meio de chegar mais perto do seu público final - a população do semiárido que utiliza a Plataforma Sabiá - foi o apoio a difusão de tecnologias de convivência com o semiárido. No primeiro edital, o foco foram as energias renováveis e especialmente a otimização do uso de recursos hídricos. Foram selecionadas seis tecnologias que receberão aporte financeiro para serem difundidas em diferentes regiões do semiárido.

 

A Plataforma Sabiá já fez muito nos seus primeiros nove meses de funcionamento e vai voar muito mais alto fazendo seu canto chegar cada vez mais longe. Tem muito por vir em 2022! Serão novidades na comunicação, no apoio às tecnologias, no cadastro de novas tecnologias, nas vitrines tecnológicas, mais cursos e cada vez mais inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável do semiárido. Venha junto com a equipe da Plataforma Sabiá levar conhecimento e progresso para semiárido brasileiro. FELIZ ANO NOVO!

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.