Plataforma Sabiá da Ufersa será lançada nesta terça, 23, em solenidade virtual
O lançamento da Plataforma acontecerá dentro da programação do Seminário Águas Brasileiras, que irá discutir sobre a importância e os desafios da revitalização das bacias hidrográficas, em comemoração ao Dia Mundial da Água
Publicado em: 20 de mar. de 2021
Depois de um ano de preparação e de um intenso planejamento, a nova Plataforma Sabiá já tem dia e hora para entrar no ar oficialmente. Será nesta terça, dia 23 de março, a partir das 10h30, em solenidade virtual no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília. O lançamento da Plataforma acontecerá dentro da programação do Seminário Águas Brasileiras, que irá discutir sobre a importância e os desafios da revitalização das bacias hidrográficas, em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março. As temáticas da água e dos recursos hídricos serão bastante abordadas dentro da nova Plataforma Sabiá.
A apresentação da Plataforma Sabiá na solenidade será feita pela reitora da Ufersa, a professora Ludimilla Carvalho, e pelo vice-coordenador da Plataforma, o professor Jean Berg Alves.
Mais informações sobre o evento e inscrições para participar da solenidade AQUI.
LIVES DE LANÇAMENTO
Além da solenidade virtual em Brasília, a coordenação do projeto vai promover ao longo da semana várias LIVES temáticas. Confira a programação:
Segunda, 22/03 – Tema: Cursos Plataforma Sabiá – com a professora Adriana Guimarães
Terça, 23/03 – Tema: Funcionalidades da Plataforma Sabiá – com o analista em TI Nichollas Rennah (coordenador geral da Plataforma Sabiá)
Quarta, 24/03 – Tema: Proteção de dados na Plataforma Sabiá – com o professor Ulisses Reis
Quinta, 25/03 – Tema: Serviços e Editais na Plataforma Sabiá – com o professor Jean Berg Alves (vice-coordenador da Plataforma Sabiá)
Sexta, 26/03 – Tema: Sustentabilidade da Plataforma Sabiá – com o professor Kléber Formiga
As LIVES serão transmitidas pelo Instagram oficial da Sabiá, sempre a partir das 19h.
Siga a @PlataformaSabiá
O QUE É A PLATAFORMA SABIÁ?
É um grande portal online de serviços e soluções tecnológicas voltadas para atender as necessidades das cadeias produtivas do semiárido brasileiro. Tem o objetivo de integrar os agentes da cadeia produtiva do semiárido brasileiro reunindo em um único lugar pesquisadores, produtores, investidores, instituições, bancos e governo.
Entre as várias funcionalidades, a Plataforma Sabiá vai contar com Portfólios de Tecnologias, Transferência de Tecnologias, Fóruns, Banco de Editais, Investimentos em Pesquisas, Banco de Pesquisadores, Crowdfunding, Banco de Ideias, Cursos Gratuitos, Financiamentos de Compras, etc.
COMO SURGIU A PLATAFORMA SABIÁ?
A Plataforma Sabiá é uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa. Fundada em 1967, a então Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, foi durante 38 anos a base da atual Ufersa, transformada em Universidade Federal em agosto de 2005. A instituição foi um divisor de águas para o interior potiguar e para o semiárido brasileiro. Referência nas ciências agrárias, a ESAM/Ufersa começou oferecendo o curso de Agronomia. Atualmente, a Universidade conta com 4 campi, 46 cursos de graduação e 18 programas de pós-graduação.
Apontada pelo MEC como uma das melhores instituições públicas de ensino superior do semiárido brasileiro, a Ufersa vem se destacando em rankings nacionais e internacionais como o da Times Higher Education THE. A cada ano, a instituição se consolida com uma universidade referenciada nas áreas de ensino, iniciação científica, pesquisa, extensão, inovação e sustentabilidade.
É neste celeiro de produção que está alicerçada a base da Plataforma Sabiá - a grande vitrine tecnológica do semiárido brasileiro. É a partir da Ufersa, na cidade de Mossoró (RN), que a Sabiá surge para abraçar a inovação, a tecnologia e o conhecimento e, assim, integrar todos os agentes da cadeia produtiva do rico bioma da Caatinga.
Além da Ufersa, a Plataforma Sabiá recebe a assinatura e a credibilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do projeto Rotas da Integração Nacional. Nessa iniciativa, as Rotas se transformam em redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) voltadas para a promoção da inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade dos empreendimentos associados, com foco no desenvolvimento regional.
Atualmente, o MDR conta com as rotas:
Rota do Açaí
Rota da Biodiversidade
Rota do Cacau
Rota do Cordeiro
Rota da Economia Circular
Rota da Fritucultura
Rota do Leite
Rota do Mel
Rota do Peixe
Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação
A Plataforma Sabiá se soma ao potencial dessas rotas abrindo novos caminhos para o desenvolvimento nordestino.
Conheça mais sobre as rotas em execução pelo Ministério do Desenvolvimento Regional AQUI.