Pesquisadores lançam obra sobre regularização ambiental em salinas artesanais
Construído em parceria com o Instituto Sabiá, livro propõe reconhecer atividade salineira artesanal do RN
Publicado em: 10 de nov. de 2023
Por Alessandro Dantas – Assecom Instituto Sabiá
Em parceria com o Instituto Sabiá, os pesquisadores Rogério Taygra e Thyciana Vasconcelos anunciaram o lançamento do livro “Povo do Sal”. A obra é um dos resultados do “Ekosal”, projeto realizado na Ufersa que assumiu a tarefa de promover a regularização ambiental das últimas salinas artesanais do Brasil.
Organizado em capítulos escritos a partir da visão e da experiência de diferentes autores, o Povo do Sal traz alguns aspectos fundamentais para abordagem da ampla variedade de tópicos que envolvem a salinicultura artesanal.
De acordo com o professor Rogério Taygra, a obra destaca como as salinas artesanais desempenham um papel fundamental tanto no aspecto histórico e cultural da região, como também no aspecto econômico, principalmente no município de Grossos (RN).
“O que se deseja com o livro é, exatamente, apresentar informações sobre essa atividade, que é muito importante do ponto de vista cultural e econômico, mas que, ainda assim, é muito desconhecida do público em geral”, observa.
No aspecto geral, o livro, conforme o subtítulo, propõe reconhecer a atividade salineira artesanal do Rio Grande do Norte.
Além do apoio da Ufersa e do Instituto Sabiá, a obra foi elaborada com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), da Prefeitura Municipal de Grossos e, na época, do deputado estadual Souza.
Confira AQUI a versão on-line do “Povo do Sal”.