Pesquisadores desenvolvem um alimentador automático para cães e gatos em situação de rua

O abrigo/alimentador está em operação na Ufersa Campus Pau dos Ferros, reduzindo o trabalho de cuidadores e melhorando a qualidade de vidas dos animais que residem no campus

Publicado em: 22 de fev. de 2022

A cada dia, a população de animais nas ruas das cidades brasileiras aumenta. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, no Brasil, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados; desse total, 10 milhões são gatos, e 20 milhões, cachorros.

Muitas iniciativas de adoção ou de cuidar destes animais são observadas no centro urbano. Porém devido a esse número alarmante de animais abandonados, a cada dia torna-se mais difícil para cuidadores realizarem o trabalho de repor água e comida. 

Pensando nesta dificuldade o pesquisador Dôrico Germano de Sena, sob orientação do professor Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo, desenvolveu uma pesquisa no Trabalho de Conclusão de Curso, no Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ufersa, de Dôrico, com o objetivo desenvolver e colocar em prática alimentado umr automatizado para cães e gatos em situação de rua. A proposta é minimizar o trabalho de pessoas que se empregam na tutela destes animais utilizando da automação para repor água de maneira contínua e alertar aos protetores quando o nível de comida do reservatório está baixo com um sinal luminoso. 

Além de mais o dispositivo foi pensado para uma proposta social, visando abrir a mentalidade da sociedade a respeito do bem-estar animal e abrir espaço para novas discussões a respeito, propiciando a surgimento de outros projetos na sociedade. 

O protótipo foi confeccionado com uma estrutura reciclada e alguns materiais de fácil aquisição, a qual os animais poderão se abrigar para alimentar e beber água. Funciona de autônomo forma e sustentável, pois sua fonte de energia é proveniente de um sistema solar. 

Portanto, a pesquisa teve um caráter social, inclusive pode-se ver a parceria com ONG para a construção do mesmo devido ao baixo custo de produção, pode contribuir também com o avanço de novas pesquisas. O abrigo/alimentador foi instalado e está em operação na Ufersa Campus Pau dos Ferros, onde atualmente está reduzindo o trabalho de cuidadores e melhorando a qualidade de vidas de animais que residem no campus.

 

Veja o trabalho completo em

SENA, Dôrico Germano de. Alimentador automático para cachorros e gatos em situação de rua na UFERSA. 2021.14 f. Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021. Disponível em - http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6893 Acessado em 21 de fevereiro de 2022. 

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.