Pesquisadoras da Ufersa demonstram a viabilidade de uso de biomassa de babosa para produção de biodiesel

A pesquisa indica a viabilidade ambiental e sustentável da obtenção de biodiesel utilizando biomassa de Aloe vera

Publicado em: 02 de fev. de 2022

A sociedade tem se preocupado cada vez mais com as mudanças ambientais que o planeta tem sofrido, muitas dessas mudanças são decorrentes do aquecimento global, causado por grande emissão de gases poluentes, originados de uma série de atividades humanas, e uma grande parte desses gases são oriundos da queima de combustíveis fósseis usados, principalmente, nas indústrias automobilísticas. 

Nesse contexto, os biocombustíveis surgem como alternativos aos combustíveis provenientes do petróleo, entre eles estão o biodiesel, que é combustível biodegradável, renovável e sucedâneo ao óleo diesel. O biodiesel pode ser obtido a partir de biomassas ricas em triacilglicerídeos de óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais. 

Nesse cenário, o Brasil por ter uma extensão territorial, possui uma ampla variedade de espécies de óleos vegetais, diante desta grande diversidade pesquisadora a pesquisadora a Natalia Almeida, sob orientação da professora Kytéria Figueredo, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ufersa, campus Pau dos Ferros, realizaram uma pesquisa que experimentou métodos de obtenção de biomassa da espécie Aloe Vera, popularmente conhecido como babosa, planta xerófita adaptada para sobrevivência em regiões áridas. 

Os óleos foram extraídos com óleo de soja comercial nas proporções de 25%, 50% e 75% nas condições de temperatura (Frio) e sob aquecimento de 60° C (Quente), e sintetizados em biodiesel por transesterificação etílica em meio básico.

Os biodieseis produzidos de biomassa extraída a quente teve rendimentos superiores a 50%, o rendimento dos biodieseis obtidos da biomassa extraída a frio, teve também um bom rendimento, sendo do biodiesel BAF1 o maior percentual de rendimento. Como análises-químicas, realizadas dos biodieseis, apresentaram resultados dentro dos valores exigidos pela ANP, comprovando a qualidade dos produtos obtidos. 

Todos os resultados obtidos por esse estudo indicam a viabilidade ambiental e sustentável da obtenção de biodiesel utilizando biomassa de Aloe Vera. Apresentar-se-se como uma boa alternativa para a produção de biodiesel em regiões com baixa disponibilidade hídrica.

 

Leia o trabalho completo no link abaixo

ALMEIDA, Natalia Maria Diniz Pereira. Obtenção de biomassa de Babosa para produção de biodiesel. 2018. 48 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Rural do Semiáridorido, Pau dos Ferros, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6107 Acessado em 29/01/2022.

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.