Pesquisa avalia a produção e qualidade de pitanga nas condições climáticas do semiárido

A análise dos frutos dos genótipos que apresentaram as melhores características pode contribuir para melhorar produção da pitanga no semiárido brasileiro

Publicado em: 25 de nov. de 2021

A pitangueira (Eugenia uniflora L.) possui diversos genótipos com elevado potencial produtivo e boas características agronômicas. O cultivo da pitangueira no Nordeste vem crescendo rapidamente, no entanto, a maioria dos pomares é constituída por plantas oriundas de propagação sexuada, possuindo elevado grau de variabilidade genética.

 

Neste sentido, o pesquisador Alex Danilo Monte de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa, sob a orientação do professor Vander Mendonça, do Centro de Ciência Agrárias da Universidade, desenvolveu uma pesquisa onde objetivou-se estudar o comportamento fenológico, produtivo e a qualidade dos frutos de diferentes genótipos de pitangueira (Eugenia uniflora L.) nas condições climáticas do semiárido.

 

Os materiais avaliados constam da coleção de 48 genótipos da Ufersa. Durante o período experimental, avaliou-se a produção, produtividade e as características físicas e físico-químicas dos frutos: massa dos frutos (g), diâmetro e comprimento (mm), porcentagem de sementes, porcentagem de polpa, sólidos solúveis, acidez titulável, Vitamina C e relação sólidos solúveis/acidez.

 

Os genótipos mostraram variabilidade em relação às características físicas e químicas do fruto. Alguns genótipos foram os mais precoces nas condições climáticas do semiárido, produzindo 39 dias após a poda de produção. Outros genótipos apresentaram maior produção e produtividade no primeiro e no segundo ciclo. Observou-se ainda que alguns dos genótipos estudados apresentaram as melhores características de produção e de qualidade do fruto. Esta pesquisa mostrou através da análise dos frutos dos genótipos que apresentaram as melhores características agronômicas para serem observadas em possíveis trabalhos de melhoramento genético, que otimizem a produção da pitanga no semiárido brasileiro. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Annals of Applied Biology.

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA DA UFERSA

 

O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa foi criado, oficialmente, em nível de mestrado, em junho de 1988 e em nível de doutorado em 2003 com os objetivos de qualificar e aperfeiçoar professores para o magistério superior e pesquisadores para atividades de investigação e desenvolvimento, bem como ampliar o conhecimento profissional de técnicos do setor e adaptar profissionais à nova realidade do mercado de trabalho. Este Programa tem atualmente conceito 6 referendado pela CAPES e compõe-se de uma área de concentração: AGRICULTURA TROPICAL.

 

Veja o trabalho completo na descrição abaixo

 

ANDRADE, Alex Danilo Monte de. Fenologia, produção e qualidade dos frutos de genótipos de pitangueira (eugenia uniflora l.) nas condições climáticas do semiárido. 2018. 38 f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3731 Acessado em: 24/11/2021.

 

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.