Pesquisa avalia a conservação pós-colheita da tangerineira 'ponkan' produzida no semiárido

O experimento foi conduzido no pomar didático da Ufersa, em Mossoró, localizada na região do semiárido nordestino

Publicado em: 25 de nov. de 2021

A tangerina ‘Ponkan’ produzida em Mossoró (RN) supre a exigência de mercado, podendo ser comercializados, mesmo após 28 dias de armazenamento. 

 

O Brasil encontra-se como o terceiro maior produtor de frutas, ficando atrás apenas da China e Índia, e atualmente o país é o maior produtor de citros, com destaque para laranja e tangerina. Outro dilema são as perdas dos produtos agrícolas que representam um dos principais gargalos para o sucesso da produção.

 

Com isso, fica cada vez mais evidente a importância de pesquisas que melhorem a conservação pós-colheita destes frutos. Porém, trabalhos com pós-colheita de tangerina e laranjas cultivadas no Nordeste e, principalmente em Mossoró, ainda são incipientes, havendo, portanto, a necessidade de mais desenvolvimento.

 

Pensando no potencial regional para a produção de citros, a pesquisadora Wilma Freitas, do curso de Agronomia da Ufersa, sob a orientação do professor Vander Mendonça do Centro de Ciências Agrárias da instituição, realizou uma pesquisa com o objetivo de avaliar características físico-químicas da tangerina 'Ponkan' (Citrus reticulata Blanco), cultivada em Mossoró (RN), sob o armazenamento refrigerado. 

 

O experimento foi conduzido no pomar didático da Ufersa, em Mossoró, localizada na região do semiárido nordestino.  Após a colheita, os frutos foram transportados para o Laboratório de Pós-colheita da Universidade onde foram selecionados cinco frutos por uniformidade de tamanho e coloração da casca, para cada um dos tempos de armazenamento. 

 

Foram realizadas análises físicas de perda de massa, diâmetro longitudinal e transversal do fruto, espessura da casa, volume de suco, peso da semente, peso do bagaço, peso da casca e coloração; e análises químicas: sólidos solúveis totais, pH, vitamina C, acidez titulável e açúcares totais. 

 

Os frutos de tangerineira ‘Ponkan’ produzidos em Mossoró - colhidos em três estágios de maturação - apresentam características físico-químicas que suprem a exigência de mercado, podendo ser comercializados, mesmo após 28 dias de armazenamento. Os frutos foram colhidos com coloração externa verde ou alaranjada e, após 28 dias de armazenamento, todos tornam-se alaranjados. A Vitamina C, acidez titulável e acúcares totais dos frutos de tangerina ‘Ponkan’ não se alteraram após 28 dias de armazenamento.

 

CURSO DE AGRONOMIA DA UFERSA

 

O curso de Agronomia foi autorizado a funcionar pela Resolução nº 103/67 do Egrégio Conselho Estadual de Educação, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968. O reconhecimento viria pelo Decreto nº 70.077 de 28 de janeiro de 1972. Ao longo de quase quatro décadas o curso funcionou na reconhecida Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM, que em 29 de Julho de 2005, após sanção do Presidente da República tornou-se Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa. A cada semestre, 60 novos alunos ingressam através do sistema SISU. 

 

Acesse o trabalho completo no Link abaixo:

 

CELEDONIO, Wilma Freitas. Caracterização físico-química de frutos de tangerineira 'ponkan' (Citrus reticulata Blanco), cultivada em Mossoró/RN, sob armazenamento refrigerado. 2017. 36 f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5558 Acessado em: 22/11/2021.

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.