O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) busca iniciativas para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Rio Grande do Norte

O PAX está com inscrições abertas para a composição de um cadastro de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas a soluções de problemas no âmbito da Indústria 4.0

Publicado em: 25 de jan. de 2022

A partir das Tecnologias de Informação e Comunicação, a III Revolução Industrial disseminou a digitalização. A capacidade crescente de processamento de dados tornou-se alicerce da Transformação Digital, que impulsionou um novo paradigma tecnoeconômico: a IV Revolução Industrial. No livro 'A Quarta Revolução Industrial', Klaus Schwab, diretor executivo do Fórum Econômico Mundial, defende que o ritmo exponencial e não linear da evolução do paradigma tecnoeconômico 4.0 pode impactar sistemas inteiros de produção, de gestão e de governança. 

Nos setores produtivos, a apropriação do paradigma tecnoeconômico 4.0 pode se traduzir no alavancamento da competitividade, bem como na manutenção das empresas, no mercado. Nesta direção, dentro do propósito de fortalecer a Cultura de Inovação e suas conexões mercadológicas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em parceria com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo - PAX, realiza o Fórum de Inovação e Negócios na Indústria 4.0 - FIN Ind. 4.0. 

A atividade acontece, em edição on-line, no dia 16 de fevereiro de 2022, às 14h00, com o objetivo de conectar os agentes econômicos do tríplice hélice com esforços voltados às soluções do paradigma tecnoeconômico 4.0, que podem impulsionar as indústrias, os comércios e os serviços. Na sua programação, o evento conta com encontros entre pesquisadores e empresários, pelo meio das Salas de Soluções. Adicionalmente, deriva da ação a publicação de um portfólio das iniciativas acadêmicas com significativo potencial inovativo, em formato de e-book, com ISBN.

Pesquisadores com projetos de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação em Transformação Digital, Novos Materiais e em áreas correlatas estão convidados a submeter propostas para as Salas e o Portfólio de Soluções até o dia 31 de janeiro de 2022, por meio do formulário, disponível em: https://forms.gle/wEQ4WH7bhysa6dNu6.

São inscrições aceitas de todo espectro de estágio dos projetos - dos concluídos para ainda não iniciados -, bem como todo espectro de Maturidade Tecnológica da Solução - de Invenção disponível para Licenciamento e/ou Transferência de Tecnologia à Pesquisa Básica e Ideação.

 I Fórum de Inovação e Negócios Indústria 4.0

Além de promover conexões, a FIN Ind. 4.0 objetiva os grupos mapear dos grupos mais diversificados atuantes no tema, para produzir um portfólio de projetos potencialmente inovadores. Nesta direção, o difusão de conhecimento da FIN Ind. 4.0 pode contribuir para o estabelecimento de parcerias com empresas do setor em diversos temas, entre os que destacam-se: 

  • Soluções 4.0 para o setor terciário
  • Soluções para promover e impulsionar as atividades de comércio e de serviços.
  • Soluções 4.0 para o setor secundário
  • Soluções para promover e impulsionar as atividades da indústria de transformação.
  • Soluções 4.0 para o setor primário
  • Soluções para promover e impulsionar como atividades de extrativismo.

*Com Informações da Ufrn

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.