Instituto Sabiá integra projeto da FINEP de R$ 15 milhões para pesquisa e desenvolvimento em apicultura e meliponicultura

O projeto tem como objetivos principais avaliar condições estressoras das abelhas e seus produtos em seis áreas de cultivos agrícolas

Publicado em: 30 de jan. de 2025

Com informações do Governo de Sergipe

 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, por meio do Instituto Sabiá e do seu Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura - NCTA, é uma das instituições parceiras do projeto FINEP 933/2024 (Rede Nordeste) na área de transição ecológica para apicultura e meliponicultora. Desenvolvido pelo “Sergipe Parque Tecnológico” (SergipeTec) e pela Companhia De Desenvolvimento Do Vale São Francisco (Codevasf), a iniciativa terá financiamento no valor de R$ 15 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal. 

 

O projeto tem como objetivos principais avaliar condições estressoras das abelhas e seus produtos em seis áreas de cultivos agrícolas em contato com eixos de produção apícola e meliponícola, apresentar remanescentes de vegetação nativa para análise das estimativas de produção, produtividade apícola e as respectivas fontes botânicas por meio da tecnologia de drones e ferramentas biotecnológicas.

 

“O SergipeTec é quem está abraçando toda a ideia, é o responsável pelo projeto, foi quem encaminhou à Finep; a coordenação geral está na mão do Parque Tecnológico, que deve fazer um papel extremamente importante no desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura no estado do Sergipe. Vamos nos empenhar nesse projeto para produzir um mel de qualidade”, destaca o presidente do SergipeTec, José Augusto de Carvalho.

 

Nesta semana, o SergipeTec apresentou o projeto a pesquisadores e representantes de instituições, entre eles pesquisadores do Instituto Sabiá. Além da Ufersa, também integram o projeto a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS). O encontro aconteceu em Aracaju (SE). Em pauta, apresentação dos informes, equipe, proposta unificada, metas e resultados, prazos e parcelas, atas e esclarecimento de dúvidas. 

 

“A Sabiá integra essa iniciativa para levar pesquisa e desenvolvimento para a apicultura e meliponicultura. Isso tudo para fortalecer essas cadeias tão importantes para o Nordeste brasileiro”, finalizou o professor Jean Berg, coordenador do Instituto Sabiá. 

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.