Instituto Sabiá e Prefeitura de Serra do Mel (RN) firmam parceria para implantar sistema de gestão agrícola no município

A parceria inclui a atuação de estudantes que serão responsáveis por realizar o cadastro completo dos produtores

Publicado em: 17 de set. de 2025

Com informações do Portal Mossoró Hoje

 

O Instituto Sabiá, da Ufersa, e a Prefeitura de Serra do Mel (RN) firmaram uma parceria para a implantação de um software inovador que vai modernizar a gestão da agricultura no município. Desenvolvido pelo pesquisador do Instituto Sabiá, Nichollas Rennah, o sistema permitirá acompanhar em tempo real dados sobre cajueiros, produção de mel e volume gerado em cada propriedade. Estudantes da Universidade farão o cadastro dos produtores, integrando todas as informações. 

 

Segundo o prefeito, Kênio Azevedo, a Prefeitura de Serra do Mel deu um passo importante rumo à modernização do campo. A parceria foi firmada na manhã da última terça, dia 16 de setembro, na sede da prefeitura. 

 

De acordo com Nichollas Rennah, a ferramenta promete transformar a maneira como a agricultura local é acompanhada. A tecnologia permitirá que a prefeitura tenha acesso, em tempo real, a informações detalhadas sobre os cajueiros cadastrados, como precoce e gigante, a produção (incluindo mel) e volume gerado em cada propriedade.

 

“É mais um avanço que trazemos para o nosso agricultor. Vamos ter controle, planejamento e, principalmente, dados para direcionar melhor os investimentos e as políticas públicas do campo”, destacou o prefeito Kênio Azevedo.

 

A parceria com a Universidade inclui também a atuação de estudantes da Ufersa que serão responsáveis por realizar o cadastro completo dos produtores. Todos os dados serão integrados ao sistema, garantindo uma gestão moderna e eficaz da agricultura no município.

 

Além de Nichollas, participaram do momento os representantes da Ufersa, Paulo Gustavo e Iara Kateucha, que reforçaram o compromisso da Universidade, por meio do Instituto Sabiá, com a inovação aplicada à realidade do município de Serra do Mel.

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.