Desenvolvimento de estratégias sustentáveis para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis é o foco do projeto PRH-55

Desenvolvimento de novas tecnologias para otimização de produção de petróleo em poços maduros é uma das áreas prioritárias do projeto

Publicado em: 10 de fev. de 2022

Implantado em 1999, o Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP) visa estimular a pesquisa e adoção de novas tecnologias na indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis, conforme previsto na Lei n° 9.478, de 6 de agosto de 1997 (Lei do Petróleo).

Atualmente, o PRH-ANP conta com 55 programas espalhados pelo Brasil. Em torno de 880 bolsas são concedidas por ano, além de taxa de bancada proporcional a 30% do valor das bolsas. Para o atual quinquênio (2020 – 2024), estima-se um orçamento de R$220 milhões, oriundo da Cláusula de PD&I da ANP, constante dos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural.

O PRH-ANP da UFERSA é o PRH-55.1, intitulado Estratégias sustentáveis na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis. O programa atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa e formação:

  • Aplicação de novos materiais e processos biotecnológicos no tratamento de resíduos da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e na mitigação de seus impactos ambientais;
  • Tecnologia aplicada ao desenvolvimento de biocombustíveis e demais energias renováveis;
  • Engenharia de reservatórios com ênfase na otimização da recuperação de campos maduros;
  • Processos de tratamento e gerenciamento da água produzida de petróleo.

Os campos maduros localizados na região do semiárido potiguar produzem grande volume de água produzida de petróleo (AP). Alguns poços chegam a produzir uma proporção de 99% de água. Por conta disso, alternativas para tratamento e reuso da AP na irrigação de diversas culturas do semiárido potiguar são focos de estudos de algumas pesquisas do PRH-55.1.

Outra linha de pesquisa desenvolvida no PRH-55.1 que merece atenção é a simulação de reservatórios, cujo objetivo principal é fazer estudos computacionais para entender e prever o comportamento de fluxo de reservatórios dos campos maduros da bacia potiguar. Além disso, há trabalhos com foco no desenvolvimento de modelos composicionais para propriedades de fluidos de reservatórios, bastante importantes para uma descrição mais realista do comportamento desses fluidos em variadas condições de temperatura e pressão.

Pesquisas na área de estimulação de poços também estão desenvolvidas na PRH-55.1, como principais no desenvolvimento de géis de fraturamento à base de novos materiais, comstabilidade maior e térmica e mecânica, além de apresentar um menor dano à formação e ao meio ambiente.

O segmento de biocombustíveis também tem atenção dos pesquisadores do PRH-55.1, sendo as principais linhas de pesquisa na área de avaliação e desenvolvimento de modelos para a predição de propriedades termofísicas de sistemas do tipo biodiesel e biodiesel-diesel.

Atualmente o PRH-55.1 conta com 11 bolsistas de graduação, 6 de mestrado e 2 de doutorado. Todo ano são ofertadas 8 bolsas de graduação, 3 de mestrado e 1 de doutorado. O perfil para bolsistas de graduação são alunos que cursaram as disciplinas de Ciência e Tecnologia e estão matriculados nos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo ou Engenharia Civil da UFERSA. Já os alunos da pós-graduação devem fazer parte do Programa de Manejo de Solo e Água da UFERSA.

É importante que a proposta do PRH-ANP não seja apenas a realização de pesquisas. Além disso, um dos objetivos do Programa é estimular o contato dos bolsistas com as empresas do Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da região. Neste sentido, visitas técnicas, estágios e pesquisas em parceria com o setor produtivo encontram-se na missão do PRH-55.1, explica o coordenador do Programa, o Prof. Dr. Frederico Ribeiro do Carmo.

Com o intuito de divulgar informações importantes para toda a comunidade e estreitar os laços entre os bolsistas do PRH-55.1 e o setor produtivo, eventos são realizados pela coordenação do programa, sendo os principais: I Ciclo de Webinários do Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; II Ciclo de Webinários do Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; I Workshop do PRH-55.1; I Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasil; e II Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro. Os dois últimos eventos foram organizados em parceria com a REDEPETRO e o SEBRAE.

Nos dias 21 a 23 de fevereiro de 2022 previstos para ocorrer o II Workshop do PRH-55.1, onde os trabalhos dos bolsistas foramamamamam apresentados para toda a comunidade. No entanto, por conta das últimas recomendações do Comitê de Biossegurança da UFERSA, a coordenação do Programa resolveu realizar o evento de forma remota.

Confira como apresentações de todos os eventos mencionados no canal do PRH-55.1 no Youtube. Para outras informações acerca do PRH-55.1 acesse o site e perfil no Instagram do PRH-55.1.

 

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.