Cisterna Chapéu do Padre Cícero: uma tecnologia social de convivência com o semiárido

Com capacidade de estocar 52 mil litros, a cisterna é ligada a um calçadão circular que serve de captação da água da chuva

Publicado em: 08 de out. de 2021

A Cisterna Chapéu do Padre Cícero foi cadastrada na Plataforma Sabiá pela Associação Cristã de Base - ACB, que tem sede no município de Crato, no Ceará, e tem como objetivo a otimização da área de captação da água da chuva, uma vez que utiliza o teto da cisterna para realizá-la e o complementa com o calçadão circular, potencializando, consequentemente, a produção dos agricultores. A cisterna traz segurança hídrica, excluindo o papel, mesmo em tempos de seca, do carro-pipa da vida da comunidade.

 

É uma cisterna com capacidade de estocar 52 mil litros de água. Ligada a um calçadão circular, que somado ao seu teto obtém-se 80 metros quadrados, ela serve como área de captação da água das chuvas que escorre para seu interior através de fendas nas bordas. Utiliza-se bomba elétrica para retirar a água e usá-la.

 

Para sua construção, é necessário uma área de no mínimo 80 metros quadrados para obter uma cisterna dentro de todos os padrões de segurança. Pode ser utilizada em zona rural ou urbana. A água pode ser usada para uso doméstico, na agricultura, criação de animais ou produção de alimentos. A sua construção demora - do processo à instalação da tecnologia  - aproximadamente 10 dias.

 

Para mais detalhes sobre a Cisterna Chapéu do Padre Cícero e para conhecer outras tecnologias para o semiárido acesse: https://plataformasabia.com/

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.