Bombeiros do interior do RN recebem treinamento sobre manejo e preservação de abelhas

Ao todo, 20 bombeiros das unidades de Mossoró, Caicó e Assú participaram da capacitação, que recebeu o apoio do Instituto Sabiá

Publicado em: 14 de nov. de 2024

*Com informações da Assecom/Ufersa

 

O Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura - NCTA, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Ufersa, promoveu entre os dias 12 e 15 de novembro uma capacitação direcionada ao manejo com abelhas para integrantes do Corpo de Bombeiros do interior do RN. O curso Preservação e Manejo de Enxames em Perímetro Urbano aconteceu nas instalações da sede da Universidade e na Fazenda Experimental com encontros teóricos e práticos. 

 

Ao todo, 20 bombeiros das unidades de Mossoró, Caicó e Assú participaram da capacitação, que recebeu o apoio do Instituto Sabiá. A responsabilidade pelo treinamento ficou a cargo da professora Kátia Gramacho, atualmente uma das maiores pesquisadoras sobre abelhas do Brasil.

 

Segundo a professora, o corpo de bombeiros precisa ser um parceiro no resgate das abelhas, entendendo sua relevância como polinizadores e evitando o extermínio dos enxames. Durante o curso, a equipe conheceu aspectos sobre a biologia das abelhas e práticas de campo, incluindo a instalação de caixas-iscas em locais estratégicos. 

 

“Sem abelhas, não há alimento”, destacou Kátia. “Cerca de 80% do que consumimos depende da polinização feita por elas, então, preservar as abelhas é preservar nossa segurança alimentar”, acrescentou.

 

“Já somos acionados pela população quando esses enxames estão alojados em locais perigosos para fazer a sua remoção, mas agora queremos trabalhar de forma preventiva instalando caixa-isca em pontos da cidade de forma a evitar que essas abelhas se instalem em locais inadequados. Assim, teremos melhor chance de fazer a captura sem a necessidade do extermínio delas”, comentou o Tenente Quintino, integrante da Corporação dos Bombeiros.  

 

O coordenador geral do Instituto Sabiá, o professor Jean Berg Alves, acompanhou a programação do treinamento e reforçou a importância da participação do Instituto na ação. “Essa é mais uma ação do Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura com o Instituto Sabiá. E aqui estamos com esse treinamento para os bombeiros aprenderem uma forma racional de captura de forma que eles possam encaminhar aos produtores e assim alavancar a nossa apicultura”, finalizou Jean. 

 

 

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.