Barragem subterrânea: reservatório que armazena água das enxurradas e de pequenos riachos intermitentes

O objetivo é armazenar água de chuva e ajudar as famílias agricultoras do semiárido a produzir alimento e criar animais em tempos de chuva e de estiagem

Publicado em: 01 de out. de 2021

Foto: EMBRAPA Semiárido

 

A barragem subterrânea é um reservatório que armazena água das enxurradas e de pequenos riachos intermitentes. Em pouco tempo é possível acumular uma grande quantidade de água na época de chuva. Sua construção é feita escavando-se uma vala até a camada impermeável do solo, a rocha. Essa vala é forrada por uma lona de plástico e depois fechada novamente. Por fim, é construído o sangradouro de alvenaria na parte onde a água passa com mais força e por onde o excesso dela vai escorrer. Dessa forma, cria-se uma barreira que “segura” a água da chuva que escorre por baixo da terra deixando a área encharcada.

 

O objetivo é armazenar água de chuva e ajudar as famílias agricultoras do semiárido a produzir alimento e criar animais em tempos de chuva e de estiagem. Além de elevar o nível de água do lençol freático, manter a água do lençol freático por mais tempo, a barragem amplia a umidade do solo possibilitando aumento de produção, assegura alimentação para os animais e garante água para uso doméstico (banho, limpeza da casa e das roupas).

 

Os resultados obtidos com esta tecnologia contribuem para a sustentabilidade dos agroecossistemas do semiárido proporcionando segurança alimentar e nutricional às famílias, além de propiciar interação dos grupos de agricultores com técnicos de diferentes especialidades e instituições na construção desse tipo de tecnologia social. A barragem minimiza os problemas relacionados a escassez de água na região semiárida em período de seca e a falta de água para alimentação de animais e agricultura familiar.

 

Com um custo aproximado de R$ 4.200,00 é construída em forma de parede no solo, tendo a possibilidade de construir a parede/septo impermeável (plástico de 200 micra) construída dentro do solo. É necessário a construção de um poço para captar a água estocada na barragem, sendo fundamental encontrar um local adequado para a construção da barragem, que deve ser um terreno pelo qual o curso da água percorre no período das chuvas, seja um riacho ou córrego. Também é necessário procurar um terreno de baixa inclinação com baixo teor de salinização no solo. Para saber se a área é adequada, basta verificar a presença de árvores no local, mesmo em tempo de estiagem. Além disso, é preciso definir o local do barramento e das ombreiras (encostas).

 

Conheça mais detalhes dessa e outras tecnologias sociais em plataformasabia.com 

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.