Banheiro Seco - Alternativa Ecológica No Semiárido

É uma solução simples, ecológica e economicamente viável, que transforma o que é visto como problema – os dejetos humanos – em adubo orgânico

Publicado em: 15 de fev. de 2022

O Banheiro Seco é uma solução simples, ecológica e econômica viável e uma tecnologia consagrada em diversos países do mundo, que transforma o que é visto como problema – os dejetos humanos – em adubo orgânico, recurso valioso para agricultura e a parte líquida como fertilizante para hortas. Uma tecnologia Implantada pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (CEDAPP), no semiárido Pernambucano.

Além de trabalhar um problema sério em comunidades afastadas e residências isoladas que é o destino adequado dos dejetos, pela inexistência de saneamento básico, o Banheiro Seco tem o objetivo de construir um processo de conscientização da comunidade em geral acerca de seu papel na garantia da qualidade de vida saudável, uma visão do homem sobre o mundo do consumo e do desperdício,  da degradação, da recuperação e conservação ambiental.

Ele ainda proporciona uma melhoria de qualidade de vida das pessoas sem acesso aos sistemas de saneamento público, reduzindo a ocorrência de enfermidades pela contaminação do meio ambiente e das lavouras.

É uma solução simples, ecológica e econômica viável. É uma tecnologia consagrada em diversos países do mundo, que transforma o que é visto como problema - os dejetos humanos - em adubo orgânico, recurso valioso para agricultura. É "seco" porque não utiliza ou desperdiça água.

A construção do banheiro seco é precedida por encontros de formação com as famílias para orientação do uso, da conservação, da higiene e sobretudo da compostgem. Durante a execução são realizadas oficinas de desenvolvimento da ação avaliando o desempenho, o interesse e a participação no processo. No final, quando os banheiros são construídos, são realizados momentos de avaliação e compromisso das famílias na utilização deles. Nas construções são estimulados os mutirões o que reduz bastante o valor de mão-de-obra e aumentar a rede de solidariedade entre as famílias.

O Banheiro Seco é uma tecnologia social que foi instalada em comunidades do semiárido pernambucano pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (CEDAPP), fundado em 1991, que é uma organização da sociedade civil, juridicamente constituída, sem fins econômicos, declarada de utilidade pública por órgãos oficiais e com a função no território nacional. Está na cidade de Pesqueira, no Agreste do Estado de Pernambuco e tem como público-alvo pequenos produtores, associações e famílias. O CEDAPP tem como missão "contribuir para que os pequenos produtores(as) da área rural e urbana aprendam o conviver com o Semiárido cresçam em autonomia e organização gerando oportunidades e melhorando as condições de vida".

Visite nosso site plataformasabia.com ou baixe nosso aplicativo e conheça mais sobre o Banheiro Seco e outras tecnologias para o semiárido.

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.