Atividade docente no ensino superior: ensino, pesquisa, extensão

O desequilíbrio na distribuição das atividades docentes universitários: um estudo de caso da atividade docente em uma universidade federal

Publicado em: 13 de out. de 2021

A Universidade Pública é um dos maiores patrimônios da sociedade brasileira. Seu potencial contributivo perpassa a dimensão científica, demonstrando-se como verdadeiro organismo de transformação humana, econômica e social. Ao mesmo tempo, como disse Anísio Teixeira, sua existência exige que seja viva, pulsante, inquieta e dotada da capacidade de se adaptar às transformações da sociedade, evitando sua obsolescência.

 

O ensino, a pesquisa e a extensão, por sua vez, são os pilares de sustentação de uma universidade. Eles têm a garantia constitucional de serem inseparáveis e nenhum deles deve estar sobreposto ao outro em relação ao trato e relevância, cabendo a comunidade acadêmica manter esta sustentação, especialmente o corpo docente da universidade.

 

Pesquisas que demonstrem esta atuação docente no ambiente acadêmico são fundamentais para o planejamento institucional. Pensando nesta importância, a pesquisadora Érica Santos, sob orientação do professor Napiê Galvê, do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Ufersa, realizou um estudo com o objetivo de analisar o cenário universitário quanto à participação docente em cada um desses pilares na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

 

Para isso, foi proposto identificar o quantitativo de docentes executando atividades nos pilares “ensino, pesquisa e extensão”, para assim esboçar um panorama demonstrando a distribuição dos professores nos pilares universitários; comparar a distribuição dos docentes, no tripé universitário (ensino, a pesquisa e a extensão) por campus da IFES; e verificar as perspectivas dos gestores de cada pilar universitário, acerca da participação docente no tripé universitário.

 

Quanto à metodologia, a pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso com abordagem de triangulação de dados através de observação, análise documental e entrevista semiestruturada, aplicada com os sete principais gestores institucionais responsáveis pela tomada de decisão quanto ao tripé universitário. 

 

Com os resultados, mostrou-se que a distribuição docente nos três pilares universitários é desproporcional: tanto a nível geral, quanto por campus, verificou-se que o pilar ensino tem o maior quantitativo de docentes, seguidos pelo pilar pesquisa e extensão.

 

Em relação à perspectiva dos gestores acerca da participação docente, foi considerado que o quantitativo de professores que se dedicam somente ao ensino é alto; satisfatório quando se trata de docentes envolvidos em atividades de pesquisa; e baixo quando se referem a professores dedicados às atividades de extensão. 

 

Os gestores apresentaram as dificuldades existentes no cenário atual e, mesmo diante delas, os entrevistados acreditam que essa realidade pode melhorar, ou seja, a pesquisa e a extensão podem ter uma maior adesão de docentes desde que haja investimentos internos e externos

 

Veja a pesquisa completa em:

SANTOS, Érica dos. Ensino, pesquisa, extensão: um estudo de caso na universidade federal rural do semi-árido, no estado do rio grande do norte. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino - Posensino), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5352

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.