Aplicação de plasma atmosférico em descarga por barreira dielétrica para descontaminação de água de coco

A aplicação do plasma frio foi extremamente eficaz para preservar a água de coco

Publicado em: 29 de nov. de 2021

Devido ao consumo crescente de água de coco em embalagens plásticas e o risco de contaminação microbiana que isso traz, há a preocupação de utilizar etapas de descontaminação desta água durante o processo de envase. Sabendo das limitações e desvantagens dos processos térmicos convencionais, a tecnologia de plasma atmosférico vem sendo amplamente estudada como processo alternativo para descontaminação de alimentos, tanto sólidos como líquidos.

 

Assim, a pesquisadora Magda Fernandes, sob orientação do professor Clodomiro Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Ufersa, desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de estudar a eficiência do plasma atmosférico na descontaminação da água de coco, em configuração de descarga por barreira dielétrica de superfície, usando ar atmosférico como gás de trabalho.

 

Foram usadas cepas padrão de Escherichia coli e Candida albicans para testar a inativação das mesmas, inoculadas em água de coco e tratadas com tempos de 7,5 min, 15 min e 22,5 min. Também foram analisadas as concentrações de nitrito e nitrato, sódio e potássio, variações no pH, condutividade elétrica, açúcares solúveis totais, açúcares redutores e sólidos solúveis totais. 

 

Foi observado que para o tempo de 22,5 min, E. coli sofreu inativação de 100%, e C. albicans de 90,3%. A espectroscopia de emissão óptica indicou forte presença de espécies reativas de nitrogênio e oxigênio na faixa UV (300 a 400 nm), o que contribui para a inativação dos microrganismos. 

 

Variações físico-químicas mínimas foram observadas nas amostras tratadas a plasma, o que é positivo para o consumo da bebida. Esses resultados demonstram um caminho potencial para o desenvolvimento de tratamentos a plasma frio extremamente eficazes para preservar alimentos líquidos em geral, sendo necessária logística para aplicação em larga escala.

 

Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM) da Ufersa

 

O PPgCEM da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa - atende demandas existentes na região do semiárido em instituições de ensino (universidades e escolas), área industrial (agricultura, exploração mineral, comercialização, manuseio e transporte de produtos agrícolas etc), além de serviços de assessoria em avaliação/certificação do impacto ambiental de projetos, elaboração de projetos, dentre outros.

 

Veja o trabalho completo na descrição abaixo

FERNANDES, Magda Jordana. Aplicação de plasma atmosférico em descarga por barreira dielétrica para descontaminação de água de coco. 2020. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engeharia de Materiais), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5436 Acessado em: 24/11/2021.

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.