A Ufersa é líder na transferência de conhecimentos para o setor produtivo na região nordeste, de acordo com a Times Higher Education

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) é destaque na transferência de conhecimentos no ranking das melhores universidades da América Latina elaborado pela Times Higher Education (THE)

Publicado em: 18 de jul. de 2022

Publicado no último dia 14 de julho o ranking avalia o desempenho de universidades latino-americanas em várias áreas do conhecimento e em diversos parâmetros, dentre eles a interação com o setor produtivo. Na América Latina a Ufersa foi a décima nona colocada na colaboração com o setor produtivo, ficando na oitava posição entre as universidades brasileiras, nesse quesito, sendo a primeira da região nordeste. 

 

De acordo com a metodologia empregada pela THE o impacto das universidades no setor produtivo local é avaliado a partir da capacidade de uma universidade de ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria o que se tornou uma missão central da academia contemporânea. 

 

Esse quesito do ranking busca capturar a atividade de transferência de conhecimento observando quanto da receita de pesquisa que uma instituição ganha da indústria, em relação ao número de servidores acadêmicos que ela emprega. A categoria sugere até que ponto as empresas estão dispostas a pagar por pesquisa e a capacidade de uma universidade de atrair financiamento no setor privado.

 

Além desta boa interação com o setor produtivo a Ufersa ainda se destacou em áreas específicas ficando entre as 100 melhores universidades latino-americanas nas Ciências Veterinárias (79ª) e na Agricultura e Silvicultura (98ª).

 

Para sua composição, são utilizados 1 indicadores de desempenho calibrados para fornecer como comparações mais abrangentes, equilibrados do ranking geral e desempenho. Estes indicadores de aprendizagem estão agrupados em cinco áreas: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e armazenamento); citação (influência da pesquisa); perspectiva internacional (funcionários, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

 

O Brasil foi destaque nos resultados do Times Higher Education Latin America University Rankings 2022. O país tem impressionantes 67 universidades no ranking, que este ano inclui 197 instituições de 13 países, contra 177 instituições no ano passado. A Usp foi a melhor universidade brasileira no ranking geral ocupando a segunda posição entre as universidades da América Latina. Já a Ufrn foi destaque entre as universidades do Nordeste sendo a primeira da região no ranking geral, ficando na 28ª posição, única universidade das regiões Norte e Nordeste entre as 30 melhores da América Latina.

Veja o ranking completo e explore os resultados no site da THE https://www.timeshighereducation.com/

Siga o sabiá por onde ele for!

Orgulhosamente desenvolvido pela equipe da Plataforma Sabiá na UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA.