A maricultura de macroalgas marinhas como fonte de renda e de desenvolvimento sustentável em Rio do Fogo-RN
Desenvolvimento dessa prática, proporciona valorização das comunidades, promove a ocupação de mão-de-obra e gera renda para as famílias
Publicado em: 18 de fev. de 2022
A Maricultura é o cultivo de organismos marinhos em seus habitats naturais, geralmente com objetivos comerciais. A maricultura de macroalgas marinhas realizadas em Rio do Fogo - RN é desenvolvida sob os moldes da aquicultura familiar.
entender melhor a importância desta atividade para a região do pesquisador Heronildes Lima, sob orientação do professor Ivanilson Maia, do curso de Licenciatura Interdisciplinar e Educação do Campo da Ufersa, realizaram uma pesquisa com o objetivo de identificar a sustentabilidade destassuas atividades pelas maricultoras do Rio do Fogo-RN. Foram fetas pesquisas de campo na comunidade de Rio do Fogo-RN, junto às maricultoras que localidade, com entrevistas e avaliação in loco.
O desenvolvimento dessa prática proporciona valorização das comunidades, promove a ocupação de mão-de-obra e gera renda para as famílias. Além disso, é uma atividade que não depende de agentes externos, uma vez que as próprias maricultoras atuam ao longo de toda a cadeia produtiva, desde o cultivo das macroalgas, perpassando pelo benefício e finalizando com a comercialização do produto. A maricultura de macroalgas tem proporcionado diversos conhecimentos, enriquecendo o campo educacional, pois, revela traços da economia e da cultura do litoral potiguar.
O cultivo de macroalgas também pode servir como um excelente programa de reabilitação para as comunidades costeiras pobres. Esse tipo de ação pode se tornar uma opção para aliviar a pobreza dos pescadores, ao mesmo tempo que contribui para a restauração dos bancos naturais. Considerando esses fatos relevantes em relação à tecnologia, a baixa produção primária e pensando em gerar uma renda digna para as maricultores, é aplicar possível cultivo na forma de trabalho periódico, alternando cultivo com gestão sustentável dos bancos naturais dentro da legislação vigente.
SILVA NETO, Heronildes Lima da. De cisco a bioestimulantes: maricultura de macroalgas marinha como fonte de renda e de desenvolvimento sustentável no Rio do Fogo-RN. 2020. 45 f. Monografia (Graduação em Educação do Campo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2020. Disponível em http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6665 Acessado em 14 de fevereiro de 2022.